• Há mais de 16 anos a Santo Amaro é especialista em serviços e acessórios para automóveis nacionais, importados e caminhões.

Como regular corretamente seu retrovisor

A importância dos retrovisores nos carros se tornou inquestionável. Os números de acidentes diminuíram muito depois que estes se tornaram obrigatórios, pois o motorista tem uma visão melhor do que acontece ao seu redor. Porém, um ponto importante na utilização dos retrovisores são os pontos cegos.

Os “pontos cegos” são as áreas laterais do veículo ou as áreas cobertas fora da visão do motorista, como outros carros ao lado ou atrás do veículo. Esses pontos podem ser evitados com a boa regulagem de seus retrovisores, por isso preparamos algumas dicas de como ajustá-los corretamente:

Primeiramente, o motorista deve se posicionar corretamente no seu banco, já com os pés alcançando o fundo dos pedais, suas mãos na parte superior do volante e suas costas bem apoiadas no encosto dos bancos. Logo após, deve regular o retrovisor interno de maneira que seja possível visualizar a maior área do vidro e a maior parte de sua visão traseira.

Porém, a visão do retrovisor interno pode variar de acordo com a altura do veículo, podendo impedir que o condutor veja crianças ou objetos pequenos.

No caso dos retrovisores externos, as pessoas normalmente ajustam o espelho para ver uma parte do veículo, talvez como referência de visão, mas se regulá-lo um pouco mais para fora, diminuindo a visão do veículo e aumentando a visão da via, ganha mais visão, diminuindo os pontos cegos e, consequentemente, os acidentes.

Também é possível optar pelo espelho convexo, que tem como função diminuir o ponto cego. Porém, com todas as informações passadas acima, você já tem grande ganho de visão, sem falar que este espelho pode ser considerado por autoridades como objeto que obstrui um item de segurança, e isso pode ser passível de multa.

Gostou das dicas? Não se esquece de regular o seu corretamente!


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0