• Há mais de 16 anos a Santo Amaro é especialista em serviços e acessórios para automóveis nacionais, importados e caminhões.

Pastilhas de freio: quando trocar

As pastilhas de freio fazem as rodas do carro pararem devido ao contato com o disco de freio, então devem passar por constantes verificações, evitando que falhem quando se mais precisa. A duração das mesmas está ligada diretamente à forma de uso. Por exemplo, se forem de um carro que transita dentro de cidades com frequência, onde é necessário usar o freio constantemente em engarrafamentos, semáforos e cruzamentos, elas serão gastas mais rápido. Por isso, a recomendação é observar o que diz o manual do proprietário e, durante as revisões, é indicado avaliar como está o sistema.

Há algumas associações que podem indicar que as pastilhas precisam ser trocadas, como a percepção de que o veículo está demorando mais para freiar ou sentir que o pedal está mais frouxo.

Uma boa dica para manter as pastilhas em boas condições e aumentar sua vida útil é usar peças indicadas pela montadora e, na hora de trocá-las, é recomendado fazer a retificação dos discos de freio, para que as duas superfícies fiquem lisas. Além disso, o ideal é verificar a situação das pastilhas a cada 10 mil quilômetros rodados.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0