• Há mais de 16 anos a Santo Amaro é especialista em serviços e acessórios para automóveis nacionais, importados e caminhões.

Pneus Automotivos

Os pneus são um dos itens mais importantes do carro, sendo responsáveis pela quantidade de combustível que será gasto durante suas viagens e principalmente para garantir sua segurança. Pensando nisso, separamos algumas curiosidades para você ficar atento com a preservação desse componente e evitar futuras dores de cabeça.

 

1 – Os pneus têm data de validade

Se você já pensou em comprar um pneu usado, pense duas vezes. A validade de um pneu é de cinco anos a partir da data de fabricação. Essa data fica localizada na lateral do próprio pneu, próximo à palavra DOT, como mostra a imagem:

A sequência de 4 números indica a semana (2 primeiros algarismos) e o ano em que o pneu foi fabricado (2 últimos algarismos). Nesse caso, o pneu foi fabricado na 10ª semana de 2012.

Além disso, o desgaste do pneu ao longo do tempo diminui a segurança e aderência da borracha ao solo, podendo provocar a perda de controle do carro e causar derrapagens.

 

 

2) Ao rodar, os pneus podem aumentar o  tamanho

Segunda a física, quando expomos moléculas de ar ao calor, a tendência é a expansão. Pelo fato das rodas do pneu se aquecerem ao rodar, o ar que fica dentro deles tende a se expandir, aumentando seu tamanho.  Em caso de aquecimento excessivo, o ideal é diminuir a carga. Além disso, não se deve calibrar o pneu quente.

3) Um pneu é desenvolvido com 15 a 20 tipos de borracha

Como cada borracha tem uma função, elas são criadas individualmente e depois agrupadas em suas respectivas funções (banda, interior, lateral…) e após isso são vulcanizados juntos e tomando a forma que conhecemos.

4) Os pneus são responsáveis, em média, por 20% do consumo do carro

Isso vai depender do peso que o pneu está suportando. Na cidade, por exemplo, eles pesam mais pelo fato da velocidade em que andamos, chegando em média a 25%. Isso também faz com que gaste mais combustível.

5) Pneus agrícolas no geral usam água em seu interior

Como os tratores, por exemplo, costumam rodar sobre terra fofa, é necessário o maior peso possível para garantir uma aderência necessária. Sendo a água o material mais barato para garantir essa estabilidade ao pneu.

Por fim, os pneus em um bom estado são de suma importância para o bom funcionamento do carro. E se os seus pneus estão gastos ou prestes a vencer e você não sabe o que fazer com eles, o ideal é procurar alguma empresa que faça a reciclagem e garanta que eles tenham um fim adequado e sem degradação do meio ambiente!

Se os seus pneus estão gastos ou você está em dúvida, a Santo Amaro Serviços e Acessórios Automotivos possui ótimas opções para seu veículo. Garanta sua segurança! Entre em contato conosco e agende uma revisão gratuita.

 

 

 


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0