• Há mais de 16 anos a Santo Amaro é especialista em serviços e acessórios para automóveis nacionais, importados e caminhões.

Problemas Comuns na Embreagem

Para prolongar a vida útil do carro, é necessário estar atento a pequenos problemas que surgem e, se não forem resolvidos, podem se tornar uma dor de cabeça. Uma das peças do automóvel que deve ser devidamente revisada é a embreagem, pois por não ser algo visível, é comum haver dúvidas quanto ao seu funcionamento. Pensando nisso, trouxemos alguns problemas mais comuns para que você possa corrigi-los e prevenir futuros danos, confira:

1 – Embreagem deslizando

A embreagem é responsável pela ligação entre volante e caixa de marchas, ela desacopla o disco do platô, interrompendo essa ligação, para que a mudança de marcha seja realizada. Um dos problemas mais comuns é quando a mesma fica deslizando ou patinando. Isso acontece por diversos motivos, em geral quando o disco da embreagem não consegue ser freado pelo platô, devido a algum dano ou mesmo excesso de resíduos, como graxa ou óleo.

2 – Embreagem travando

Uma embreagem que trava ou não engata pode ser um grande problema na hora de dirigir. Não só aumenta cada vez mais os danos causados ao conjunto como pode colocar em risco a segurança do motorista — caso ele precise realizar uma manobra e seja impedido, pois a marcha não entra.

3 – Embreagem com pedal rígido

Esse sintoma é bastante comum, mas geralmente os motoristas não sabem do que se trata. O pedal  fica claramente mais duro do que costumava ser, gerando preocupação quanto ao funcionamento da embreagem. Quando isso ocorre, o mais comum é que haja algum problema no cabo da embreagem. O desgaste e a falta de lubrificação são grandes vilões para essa peça, podendo causar sua quebra. Por isso, muitas vezes, a substituição do cabo pode ser suficiente. Entretanto, é importante consultar um mecânico, pois o problema pode ser de empenamento do platô, devido a um superaquecimento. Nesse caso, é provável que o kit todo precise ser substituído.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0