• Há mais de 16 anos a Santo Amaro é especialista em serviços e acessórios para automóveis nacionais, importados e caminhões.

Usando os retrovisores corretamente

Todo o carro tem, no mínimo, dois espelhos retrovisores, que são um item essencial na segurança do veículo. Por isso, devem ser usados da maneira correta, sendo possível se beneficiar dos mesmos.
O espelho interno central serve para enxergar diretamente o que há atrás do automóvel, os laterais externos estão ali para ajudar a enxergar as faixas laterais e as áreas ao redor do veículo – que não podem ser observadas diretamente pelo motorista – são conhecidas como pontos cegos.
Além do uso de soluções técnicas, o ajuste adequado dos retrovisores pode diminuir os pontos cegos e evitar acidentes com outros veículos e pedestres. Então, os espelhos laterais não devem ser posicionados voltados mais para a parte traseira do veículo – de forma a mostrar a lateral dele –, como muitos acreditam. A prática pode acabar dando aos espelhos laterais uma função que já é do central.
A posição ideal dos retrovisores externos é de 90°, com relação ao próprio carro. Dessa forma, além de continuar enxergando a área lateral do automóvel na hora de fazer a baliza, sem precisar fazer ajustes nos espelhos, o motorista tem um campo de visão maior e pontos cegos menores durante a direção, visualizando os outros veículos mais rapidamente e por mais tempo.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0