• Há mais de 16 anos a Santo Amaro é especialista em serviços e acessórios para automóveis nacionais, importados e caminhões.

Uso da Embreagem: Dúvidas

A embreagem do carro realiza o acoplamento do motor com o câmbio e garante a transferência homogênea de torque, o que facilita a mudança de marchas. Seu uso em carros manuais, com o passar do tempo, acabou trazendo diversas questões em relação a como usar a mesma. Por isso, trouxemos algumas respostas para vocês, confira:

É verdade que não se deve acionar a embreagem ao dar a partida?

Em termos. Não há um consenso acerca disso. Algumas pessoas afirmam que essa prática não traz benefício mecânico algum. E há quem diga que, ao se pisar na embreagem, alivia-se o peso no volante do motor, o que é sempre útil, especialmente quando a bateria está fraca para dar a partida.

Ao desengatar as marchas, é necessário pisar na embreagem?

Sim. A embreagem deve ser sempre acionada tanto no engate quanto no desengate das marchas. Isso evita a quebra dos dentes das engrenagens.

Quais as consequências de se arranhar a marcha durante as trocas?

O engate forçado durante a troca de marchas pode quebrar ou tirar “lascas” dos dentes das engrenagens do câmbio. Essas “lascas” ficam no óleo de lubrificação do câmbio. Como o bujão do óleo é magnético, ele atrai essa limalha.

Posso partir da imobilidade com a segunda marcha engatada?

Essa não é uma ação recomendada, pois andar com o carro em marcha mais alta que o indicado pode prejudicar o motor e a caixa de mudanças. Nessa situação, o motor pede uma marcha mais baixa para adequar a potência à velocidade do veículo. A potência mal gerenciada faz com que a transmissão funcione aos trancos, causando desgastes.

Quais as consequências de se arranhar a marcha durante as trocas?

Forçar o engate durante a troca de marchas pode acarretar a quebra ou a remoção das “lascas” dos dentes das engrenagens do câmbio. Essas “lascas” ficam no óleo de lubrificação do câmbio. Como o bujão do óleo é magnético, ele atrai essa limalha.

Verificar se há limalha durante a troca de óleo do câmbio é uma tarefa fácil, pois as partículas grudam no imã do bujão. Constatada a sua presença, o óleo deve ser trocado rapidamente, pois os pedaços de metal danificam as outras engrenagens do câmbio.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0